segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Uso do verbo querer

Infinitivo:querer |Particípio:querido |Gerúndio:querendo

Presente do Indicativo
eu quero
tu queres
ele quer
nós queremos
vós quereis
eles querem
  • Pretérito Imperfeito do Indicativo

    eu queria
    tu querias
    ele queria
    nós queríamos
    vós queríeis
    eles queriam

  • Pretérito Perfeito do Indicativo

    eu quis
    tu quiseste
    ele quis
    nós quisemos
    vós quisestes
    eles quiseram

    • Mais-que-perfeito do Indicativo

      eu quisera
      tu quiseras
      ele quisera
      nós quiséramos
      vós quiséreis
      eles quiseram
    • Futuro do Pretérito do Indicativo

      eu quereria
      tu quererias
      ele quereria
      nós quereríamos
      vós quereríeis
      eles quereriam
    • Futuro do Presente do Indicativo

      eu quererei
      tu quererás
      ele quererá
      nós quereremos
      vós querereis
      eles quererão
    • Presente do Subjuntivo

      que eu queira
      que tu queiras
      que ele queira
      que nós queiramos
      que vós queirais
      que eles queiram
    • Pretérito Imperfeito do Subjuntivo

      se eu quisesse
      se tu quisesses
      se ele quisesse
      se nós quiséssemos
      se vós quisésseis
      se eles quisessem
    • Futuro do Subjuntivo

      quando eu quiser
      quando tu quiseres
      quando ele quiser
      quando nós quisermos
      quando vós quiserdes
      quando eles quiserem
    • Imperativo Afirmativo

      quer tu
      queira ele
      queiramos nós
      querei vós
      queiram eles
    • Imperativo Negativo

      não queiras tu
      não queira ele
      não queiramos nós
      não queirais vós
      não queiram eles
    • Infinitivo Pessoal

      por querer eu
      por quereres tu
      por querer ele
      por querermos nós
      por quererdes vós
      por quererem eles
    Fonte: http://www.ortografa.com.br/verbo/querer

    Videos que usamos em sala de aula para a tarefa do início onde os alunos tiveram que encontrar nas músicas apresentadas 5 frases com o verbo querer:
    "Música": Você quer (Mulher Melao)
    Música: Eu Quero ser pra você (Paula Fernandes no Programa da Hebe)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário