terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

América Latina tem o maior número de participantes no Celpe-Bras

América Latina tem o maior número de participantes no Celpe-Bras
27 de Outubro de 2011
Os países da América Latina tiveram o maior número de inscrições no Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, com 2.261 candidatos. O Inep levou, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, o Celpe-Bras para mais de quatro mil participantes em 29 países. No Brasil, a avaliação ocorreu em 21 localidades. Além dos brasileiros cuja língua materna não é o português, estrangeiros, que são a maioria no Celpe-Bras, podem fazer o exame duas vezes ao ano.
Aplicado pela primeira vez pelo MEC em 1998 e desde 2010 sob a organização do Inep, em 2011, mais de 7 mil participantes buscaram a certificação do Celpe-Bras. O certificado é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência e domínio comunicativo na língua portuguesa. No Brasil é exigido pelas universidades em cursos de graduação e em pós-graduação e também para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. Devido ao aumento da demanda por credenciamento de novos postos aplicadores, principalmente no exterior, há previsão do exame alcançar mais de 100 países, portanto, o Inep conta com a parceria do Ministério das Relações Exteriores, que, com o auxílio de suas representações diplomáticas acompanhará a aplicação no exterior.

O exame e os novos questionários eletrônicos
 

O Celpe-Bras consiste em duas provas – escrita, com a duração de três horas, e oral, com a duração de 20 minutos, – nas quais se avaliam competências comunicativas de forma integrada. Para obter o certificado, o examinando deve obter desempenho equivalente em ambas as etapas do exame. O Celpe-Bras avalia quatro níveis de proficiência: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior.
A partir desta edição, o questionário eletrônico desenvolvido pela coordenação do Celpe-Bras do Inep colhe a opinião dos participantes do exame quanto à aplicação, ao tema das redações, à forma de preparação para o exame e até o que eles gostariam de ver no site do Celpe-Bras no Portal Inep. Até o momento, mais de 65% dos participantes de 29 países já enviaram ao Inep suas respostas. A redação 1, feita a partir de um vídeo motivador sobre a história das festa juninas, desponta como a preferida por 68% dos respondentes do questionário.
Assessoria de Imprensa Inep/MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário