quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Exame Surpresa 22-02-2012 (Corrigido) Total de 30 pontos

Exame Surpresa

Professor: Licenciado Uanderson Pereira da Silva


Nome: ____________________________________________________Data: 22/02/2012



“O Congado Brasileiro: “Só o Rosário nos une”


Congada, Congado ou Congo são nomes genéricos dados ao conjunto de elementos que circundam uma Festa de Reinado de tradição afro brasileira, onde se faz a coroação de «Reis e Rainhas Congo» em louvor a um santo negro. As festas são organizadas por Irmandades ou pelo grupo com os seus brincantes, tocadores, capitães, reis, rainhas, cozinheiros, ajudantes e mestres que fazem procissões, realizam missas e levantam mastros. Essas características que falo são generalizantes, pois em cada localidade esses grupos tem uma dinâmicas e características próprias.

As festas de Reinado no Brasil com devoção a santos negros, como Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, são tradições mantidas em diversas localidades, com destaque para Minas Gerais, São Paulo e Goiás, porém existem grupos do Rio Grande do Sul até o Pará, mesmo que isolados, mas que conseguiram resistir e reinventaram se no mundo de hoje e ainda comemoram suas festas, como no interior do Pará, na Vila da Juaba em Cametá-PA, o Bambaê do Rosário ou em Sergipe com os Cacumbis, Cheganças e Taiera, que mantem uma tradição muito bonita de Coroação, procissão e embaixadas, e ainda em muitas outras localidades.

Historicamente, sua origem remonta ao Brasil colonial, existem irmandades de quase 300 anos de existência, com certeza essa é uma das tradições masi antigas em atividade no nosos país,além disso esta´presente na quase totalidade de nosso País, realmente precisamos olhar como mais atenção para essa tradição.

Uma das fundamentações míticas do Congado, nesse caso em Minas Gerais diz que as guardas se formaram, quando uma imagem de Nossa Senhora do Rosário apareceu no mar. O grupo do Congo se dirigiu para a areia tocando seus instrumentos, só conseguiu fazer com que a imagem se movesse uma vez: Nossa Senhora se encaminhou para a frente e parou. Então vieram negros moçambiqueiros, batendo seus tambores, cantando para a santa e pedindo-lhe que viesse protegê-los. A imagem veio se encaminhando, no movimento das ondas, até chegar à praia e depois foi em cima do tambor para a capela de palha, por isso moçambique é lento ou compassado, pois está carregando a santa. Existem várias outras versões e de região pra região ela muda no Goiás ela aparece na Caverna, no Vale do Paraíba, onde o culto mais forte é em louvor a São Benedito, contam e cantam que ele era cozinheiro e Africano morando em Lisboa e nas horas vagas cria o Moçambique pra lembrar da África. Na Vila da Juaba em Cametá-PA, diz que a santa foi levada enrolada numa trouxa de roupa até o Quilombo do Mola por uma escrava. No Espírito Santo falam de um barco que naufraga e os negros pedem para São Benedito para salva-los e como gratidão criam as Bandas de Congo. Aos poucos mostraremos mais um pouco das festas de Congado por todo Brasil.”




Compreensão e Interpretação do Texto:

A partir do texto apresentado e do conteúdo estudado responda às seguintes questões:

1) Complete os espaços vazios: “As festas são organizadas por Irmandades ou pelo grupo com os seus brincantes, tocadores, capitães, reis, rainhas, cozinheiros, ajudantes e mestres que fazem procissões, realizam missas e levantam mastros.” ()

2) O quê quer dizer “…tradição afro brasileira…”:

a) ( ) Herança cultural dos índios do Brasil.

b) ( ) Herança cultural americana.

c) ( X ) Herança cultural dos escravos africanos.

d) ( ) Herança cultural do portugueses.

3) Quais são os três estados brasileiros que se destacam na devoção aos Santos Negros e Reinados no Brasil:

a) ( ) Minas Gerais, São Paulo, Acre.

b) ( ) Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo.

c) ( X ) Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

d) ( ) Rio Grande do Sul, Paraná e Alagoas.

4) Indique a origem dos grupos de congado.

a) Vila da Juaba em Cametá-PA ( b ) Sergipe

b) Cacumbis ( a ) interior do Pará

5) Os “moçambiqueiros” são originários de qual país da África?

a) ( ) Amoçambique b) ( ) Muçamba c) ( ) Zambida d) ( X ) Moçambique

6) Coloque o correspondente em espanhol das palavras marcadas:

“A imagem veio se encaminhando, no movimento das ondas, até chegar à praia e depois foi em cima do tambor para a capela de palha, por isso moçambique é lento ou compassado, pois está carregando a santa.”

Image, olas, playa, capilla, paja.



Gramática:

7) Marque (v) verdadeiro ou (f) falso para as seguintes frases retiradas do texto e coloque entre parênteses o modo correto, se for o caso:

1) ( F ) “Essas características que falo são generalizantes, pois em cada localidade esses grupos tem uma dinâmicas e características próprias.” (têm umas, ou têm e se corta o pronome indefinido)

2) ( F ) “No Espírito Santo falam de um barco que naufraga e os negros pedem para São Benedito para salva-los e como gratidão criam as Bandas de Congo. Aos poucos mostraremos mais um pouco das festas de Congado por todo Brasil.” (salvá-los)

3) ( V ) “Aos poucos mostraremos mais um pouco das festas de Congado por todo Brasil.” (_______)



8) Marque no seguinte trecho o que está errado e reescreva as palavras quando necessário com as devidas correções (Observação: são 5 erros, correção em vermelho): “Historicamente, sua origem remonta ao Brasil colonial, existem irmandades de quase 300 anos de existência, com certeza essa é uma das tradições masi (mais) antigas em atividade no nosos (nosso) país,falta espaçoalém disso esta´(está) presente na quase totalidade de nosso País, realmente precisamos olhar como (com) mais atenção para essa tradição.”
9) Conjugue o verbo ter no pretérito perfeito, presente do indicativo e futuro do presente:
Presente
Pretérito
Perfeito
Pretérito
Imperfeito
Pretérito
Mais-Que-Perfeito
Futuro do
Presente
Futuro do
Pretérito
tenho
tive
tinha
tivera
terei
teria
tens
tiveste
tinhas
tiveras
terás
terias
tem
teve
tinha
tivera
terá
teria
temos
tivemos
tínhamos
tivéramos
teremos
teríamos
tendes
tivestes
tínheis
tivéreis
tereis
teríeis
têm
tiveram
tinham
tiveram
terão
teriam
10) Conjugue o verbo morar no pretérito perfeito, presente do indicativo e futuro do presente:

Presente

  • moro
  • moras
  • mora
  • moramos
  • morais
  • moram

Imperfeito

  • morava
  • moravas
  • morava
  • morávamos
  • moráveis
  • moravam

Preterito

  • morei
  • moraste
  • moraou
  • morámos/amos
  • morastes
  • moraram

Pluperfect

  • morara
  • moraras
  • morara
  • moráramos
  • moráreis
  • moraram

Futuro

  • morarei
  • morarás
  • morará
  • moraremos
  • morareis
  • morarão

Conditional

  • moraria
  • morarias
  • moraria
  • moraríamos
  • moraríeis
  • morariam
11) Conjugue o verbo ir no pretérito perfeito, presente do indicativo e futuro do presente:
MODO INDICATIVO
Presente Pretérito imperfeito Pretérito perfeito Pretérito mais-que-perfeito Futuro do presente Futuro do pretérito
Vou Ia Fui Fora Irei Iria
Vais Ias Foste Foras Irás Irias
Vai Ia Foi Fora Irá Iria
Vamos Íamos Fomos Fôramos Iremos Iríamos
Ides Íeis Fostes Fôreis Ireis Iríeis
Vão Iam Foram Foram Irão Iriam

12) Conjugue o verbo ser no pretérito perfeito, presente do indicativo e futuro do presente:
Presente
Pretérito
Perfeito
Pretérito
Imperfeito
Pretérito
Mais-Que-Perfeito
Futuro do
Presente
Futuro do
Pretérito
sou
fui
era
fora
serei
seria
és
foste
eras
foras
serás
serias
é
foi
era
fora
será
seria
somos
fomos
eramos
fôramos
seremos
seríamos
sois
fostes
éreis
fôreis
sereis
seríeis
são
foram
eram
foram
serão
seriam
Proposta de Redação

A partir do vídeo apresentado: Viva a Cultura Popular Brasileira e do texto: O Congado Brasileiro: “Só o Rosário nos une”, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: A IMPORTÂNCIA DO CONGADO NA DIVERSIDADE DA CULTURAL BRASILEIRA, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

INSTRUÇÕES:
. O RASCUNHO da redação deve ser feito no espaço apropriado.
. O TEXTO DEFINITIVO deve ser escrito à tinta AZUL ou NEGRA, na folha própria, em até 30 linhas.
. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
. Não confunda tema com título, pois apesar de ter o tema você precisa criar um título para a sua redação que também será avaliado.
. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo, ensinado em aula, receberá nota zero.
. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de redação ou das questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

1___________________________________________________________________________________2___________________________________________________________________________________3___________________________________________________________________________________4___________________________________________________________________________________5___________________________________________________________________________________6___________________________________________________________________________________7___________________________________________________________________________________8___________________________________________________________________________________9___________________________________________________________________________________10__________________________________________________________________________________11__________________________________________________________________________________12__________________________________________________________________________________13__________________________________________________________________________________14__________________________________________________________________________________15__________________________________________________________________________________16__________________________________________________________________________________17__________________________________________________________________________________18__________________________________________________________________________________19__________________________________________________________________________________20__________________________________________________________________________________21__________________________________________________________________________________22__________________________________________________________________________________23__________________________________________________________________________________24__________________________________________________________________________________25__________________________________________________________________________________26__________________________________________________________________________________27__________________________________________________________________________________28__________________________________________________________________________________29__________________________________________________________________________________30__________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário