quinta-feira, 29 de março de 2012

Tarefas para o fim de semana de 29 de março a 01 de abril!

Atendendo a pedidos dos alunos foi dado uma última chance para apresentarem o exercícios das unidades: 9-12, como está abaixo! E a prova será na terça-feira sem falta!
OS TEXTOS MARCADOS DE VERDE SAO PARA TAREFAS FACULTATIVAS E AS DEAMARELO PARA TAREFAS OBRIGATÓRIAS.
- EXERCÍCIOS DAS UNIDADES 9 e 12: LIVRO TEXTO (VERDE) E DE EXERCÍCIOS (LARANJA).
- FAZER VOCABULÁRIO DE 5 PALAVRAS POR DIA DO MÊS ATÉ O EXAME DO INTERMEDIÁRIO.
- FACULTATIVO: SINOPSE DO FILMEhttp://www.youtube.com/watch?v=_HvbcGpmK18&feature=related

sexta-feira, 23 de março de 2012

Notas totais do nível básico (Olhe o número na sua prova para poder saber sua nota):

 (Olhe o número na sua prova para poder saber sua nota)
1- 63
2- 90
3- 84
4- 63
5- 79
6- 70
7- 84
8- 90
9- 90
10- 88
11- 80
12 - 72
13- 63
14- 70
15- 81
16- 68
17- 79
18- 82
19- 69
20- 76
21- 78
22- 56
23- 60
24- 100
25- 83

quinta-feira, 22 de março de 2012

Tarefas para Segunda-feira dia 26-03-2012 - Obs: Enviar para o e-mail: uandersonps@hotmail.com

OS TEXTOS MARCADOS DE VERDE SAO PARA TAREFAS FACULTATIVAS E AS DEAMARELO PARA TAREFAS OBRIGATÓRIAS.
- EXERCÍCIOS DAS UNIDADES 9 e 12: LIVRO TEXTO (VERDE) E DE EXERCÍCIOS (LARANJA).
- FAZER VOCABULÁRIO DE 5 PALAVRAS POR DIA DO MÊS ATÉ O EXAME DO INTERMEDIÁRIO.
- FACULTATIVO: SINOPSE DO FILME: http://www.youtube.com/watch?v=iK26NxRe-Z8&feature=related 

Obs: Enviar para o e-mail: uandersonps@hotmail.com

GABARITO DO EXAME DE PORTUGUÊS DIA 22-03-2012

EXAME DE PORTUGUÊS

PROFESSOR: LICENCIADO UANDERSON PEREIRA DA SILVA


Nome:                                                                                               Fecha: 22/03/2012
Leia atentamente o texto e responda as perguntas abaixo:

Parintins é pura festa

Descripción: http://www.turismobrasil.gov.br/export/sites/default/promocional/destinos/Imagens_destinos/parintins_10.JPG_798401554.jpgParintins é pura festa. É um dos mais importantes patrimônios culturais da América Latina, graças à mundialmente famosa Festa do Boi. O Festival Folclórico de Parintins é uma festa a céu aberto, onde competem o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Não deixe de escolher para qual boi você vai torcer, o conheça as toadas, que são os enredos da competição e visite os “currais” – que são os locais de ensaio e confecção das alegorias. O “Bumbódromo”, arena da competição dos bois-bumbás com capacidade para até 35 mil pessoas é o Centro Cultural Amazonino Mendes, aberto a visitação o ano inteiro.
Mas Parintins não para por aí, a cidade é um verdadeiro festival de festivais, que acontecem o tempo todo. A riqueza cultural do povo amazonense sempre aparece em meio a muita festa.
Os trabalhos dos índios Sateré-Maué, com suas cestarias e colares, tem rara beleza e muita cultura.
Pra matar a fome depois de tanta festa, experimente os pratos de tartaruga e o bodó ao molho de tucupi (bodó é um peixe de sabor intenso e carne escura; tucupi é o sumo da mandioca cozido com folhas de jambu e o indescritível tempero local).

Compreensão do texto:
1. Segundo o texto o que é Parintins? (1 ponto)
a) (  ) Uma festa a céu aberto         b) (  ) Uma festa aberta ao público
c) ( x ) Uma cidade                          d) (  ) Uma festa de carnaval fora de época
e) (  ) Uma festa de aniversário
2. Esta frase é verdadeira ou falsa segundo o texto (1 ponto):
( F )O Festival Folclórico de Parintins é uma festa a céu aberto, onde competem o Boi Garantizado, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul.”
3. Segundo o texto o que é toada? (1 ponto)
Não deixe de escolher para qual boi você vai torcer, o conheça as toadas, que são os enredos da competição e visite os “currais” – que são os locais de ensaio e confecção das alegorias.
a) ( x ) são os enredos da competição
b) (   ) são os locais de ensaio e confecção das alegorias
c) (   ) são os locais de ensaio e confecção das de gaiolas
d) (  ) são os enredos da competição esportiva
e) (  ) são os enredos da competição do carnaval
4. Este trecho é verdadeiro ou falso, segundo o texto (1 pontos):
( F ) “O “Burrodromo”, arena da competição dos bois-bumbás com capacidade para até 35 mil pessoas é o Centro Cultural Amazonino Mendes, aberto a visitação o ano inteiro.”
5. Relacione? (1 ponto) a) ( 1  ) bodó      b) ( 2  ) tucupi
1) É um peixe de sabor intenso e carne escura
2) É o sumo da mandioca cozido com folhas de jambu e o indescritível tempero local

GRAMÁTICA:
1) Estamos certos de que vocês_____ merecedores da consideração que _____ dispensam _____ funcionários. (Marque a letra que tem a forma correta, 1 ponto)
a) ( x ) são - lhes - seus b) (  ) é - lhe – seus c) (  ) é – vos- vossos d) (  ) sois - lhe - seus
2) A frase seguinte está correta (1 ponto): (  )Sim ( x )Não
“Parintins são um verdadeiro festival de festivais.”
3) Substitua por um pronome, como no modelo (3 pontos):
Dona Olga vai entrega os documentos. Dona Olga vai entregá-los.
a) Vou ver minhas colegas hoje. Vou vê-las hoje.
b) Tenho que tomar comprimidos todos os dias. Tenho que tomá-los todos os dias.
c) Vou abrir a porta. Vou abrí-la.
4) Escolha a alternativa correta (1 ponto): “Não vamos a cidade de Parintins
a) (  ) a muitos anos.” b) ( x ) há muitos anos.” c) (  ) à muitos anos.”
5) Escolha a alternativa correta (1 ponto): “Nós enviamos mensagens 
a) ( x ) a todas as pessoas.” b) (  ) há todas as pessoas.” c) (  ) à todas as pessoas.”
6) Escolha a alternativa correta (1 ponto): “Ela ajudou
a) ( x ) às irmãs.” b) (  ) há irmãs.” c) (  ) as irmãs.”
7) O emprego dos pronomes abaixo estão corretos? (2 pontos) (S) Sim (N) Não:
a) (  N   ) Hoje é o aniversário de Cecília. Lhe comprei um presente.


b) (  N   ) Me vi no espelho mais magro hoje.

Proposta de Redação (10 pontos): A PARTIR DA REPORTAGEM: “FESTIVAL DE PARINTINS - A MAGIA QUE ENCANTA O MUNDO”, E DO TEXTO: “Parintins é pura festa, REDIJA TEXTO NARRATIVO EM NORMA PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O TEMA: O FESTIVAL DE PARINTINS.
OBS.: O TEXTO DEFINITIVO deve ser escrito à tinta AZUL ou NEGRA, na folha própria, em até 20 linhas; A redação com até 5 (cinco) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero; Não confunda tema com título, pois apesar de ter o tema você precisa criar um título para a sua redação que também será avaliado; A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo narrativo, ensinado em aula, receberá nota zero; A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de redação ou das questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Tarefas para Segunda-feira dia 19-03-2012 - Obs: Enviar para o e-mail: uandersonps@hotmail.com

OS TEXTOS MARCADOS DE VERDE SAO PARA TAREFAS FACULTATIVAS E AS DEAMARELO PARA TAREFAS OBRIGATÓRIAS.
- EXERCÍCIOS DA UNIDADE 7 e 8: LIVRO TEXTO (VERDE) E DE EXERCÍCIOS (LARANJA).
- FAZER VOCABULÁRIO DE 5 PALAVRAS POR DIA DO MÊS ATÉ O EXAME DO INTERMEDIÁRIO.
- FACULTATIVO: SINOPSE DO FILME: http://www.youtube.com/watch?v=yqbKJCxJ49k&feature=related

- CONFORME FOI EXPLICADO EM SALA DE AULA A PARTIR DESTE CURSO INTERMEDIÁRIO SEMPRE TEREMOS PELO MENOS UMA REDAÇAO PARA FAZER POR SEMANA.
Fazer um texto narrativo como aqueles da unidade 6 do livro texto falando sobre a cidade: SANTA CRUZ DE LA SIERRA! CONTENDO 30 LINHAS NO MÁXIMO, DIGITADO,

Obs: Enviar para o e-mail: uandersonps@hotmail.com

sexta-feira, 9 de março de 2012

Tarefas para entregar na segunda-feira dia 12 de marco

OS TEXTOS MARCADOS DE VERDE SAO PARA TAREFAS FACULTATIVAS E AS DEAMARELO PARA TAREFAS OBRIGATÓRIAS.
- EXERCÍCIOS DA UNIDADE 6: LIVRO TEXTO (VERDE) E DE EXERCÍCIOS (LARANJA).
- FAZER VOCABULÁRIO DE 5 PALAVRAS POR DIA DO MÊS ATÉ O EXAME DO INTERMEDIÁRIO.
- FACULTATIVO: SINOPSE DO FILME:  http://www.youtube.com/watch?v=aTLsSFumGUI&feature=related  

- CONFORME FOI EXPLICADO EM SALA DE AULA A PARTIR DESTE CURSO INTERMEDIÁRIO SEMPRE TEREMOS PELO MENOS UMA REDAÇAO PARA FAZER POR SEMANA.
O TEMA DESTA SEMANA SERÁ: COMO VENCER OS GIGANTES DA VIDA NO NOVO MILÊNIO, TENDO COMO MOTIVADOR O TEXTO: TELEVISÃO TRAZ CONSEQUÊNCIAS.VOCÊ FARÁ UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO PARA ENTREGAR NA SEGUNDA-FEIRA DIA 05 DE MARÇO CONTENDO 30 LINHAS NO MÁXIMO, DIGITADO, 



A TELEVISÃO TRAZ CONSEQUÊNCIAS
Minha infância foi tranquila, não tive muito acesso à televisão, por isto fui realmente criança. Brincava de bonecas, de casinha, de mamãezinha da Rua, de queimada, rouba-bandeira, era um mundo fantástico, que me deu grande oportunidade de fazer bons amigos.
Lá em casa, televisão não tinha e quando meu pai resolveu comprar, eu já estava tão viciada no meu mundinho fantástico que nem fiz caso da televisão.
Antigamente, as crianças não ficavam presas à televisão, tinham tempo para estudar, brincar e dormir. Amava minha infância, porque junto dela participei de vários campeonatos, vivenciei os momentos de alegria dos amiguinhos, quando era chegado o natal, pois, cada um deles, exibiam suas bonecas, seus carrinhos, seu joguinhos de quebra-cabeça, suas bicicleta, ah!!!
Que saudade da minha inocente e bela infância. Hoje, vejo que nossos filhos, já não se ligam nesta de brinquedos para meninos ou meninas, eles querem mesmo, é viver o tempo de frente à televisão, vendo filmes de horrores, novelas onde o vilão sempre sai ganhando e os desenhos que já não trazem a mesma pureza, já não refletem o que é brincar, ao contrário, mostra cenas de violência, onde o Senhor do mal, mesmo quando vencido, volta um dia para atacar.
O que podemos esperar dos dias de hoje? Se nossos filhos descobrem tão rápido, o caminho da mentira, desrespeito e violência? Será que somos culpados, ou se a culpa é mesmo dos acontecimentos deste mundo novo, onde nada é proibido, onde os heróis são vistos como arrombadores de carros, ou os meninos fogem de casa, porque os pais se separaram, e aí vai a tecnologia, roubando das nossas crianças, a doce capacidade de viver bem a infância.
A verdade é uma só, ou cada um tenta educar seu filho, para que cedo ou tarde ele não se torne um monstro, ou ficamos silentes, e, deixamos o mundo televisivo entrar em nossas casas e destruir a mente dos nossos inocentes.

sexta-feira, 2 de março de 2012

TAREFAS PARA O FIM DE SEMANA PARA ENTREGAR NA SEGUNDA-FEIRA DIA 5 DE MARÇO

OS TEXTOS MARCADOS DE VERDE SAO PARA TAREFAS FACULTATIVAS E AS DE AMARELO PARA TAREFAS OBRIGATÓRIAS.









- EXERCÍCIOS DA UNIDADE 5: LIVRO TEXTO (VERDE) E DE EXERCÍCIOS (LARANJA).
- FAZER VOCABULÁRIO DE 5 PALAVRAS POR DIA DO MÊS ATÉ O EXAME DO INTERMEDIÁRIO.
- FACULTATIVO: SINOPSE DO FILME: 5- Filme Desafiando Gigantes

- CONFORME FOI EXPLICADO EM SALA DE AULA A PARTIR DESTE CURSO INTERMEDIÁRIO SEMPRE TEREMOS PELO MENOS UMA REDAÇAO PARA FAZER POR SEMANA.
O TEMA DESTA SEMANA SERÁ: COMO VENCER OS GIGANTES DA VIDA NO NOVO MILÊNIO, TENDO COMO MOTIVADOR O FILME: DESAFIANDO GIGANTES (TIERRA DE GIGANTES) E O TEXTO: Como vencer os gigantes da vida.VOCÊ FARÁ UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO PARA ENTREGAR NA SEGUNDA-FEIRA DIA 05 DE MARÇO CONTENDO 30 LINHAS NO MÁXIMO, DIGITADO,

Como vencer os gigantes da vida.

-EXPLICAÇAO SOBRE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Texto Dissertativo / Argumentativo
Os textos argumentativos, ao contrário, têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.
O texto dissertativo argumentativo tem uma estrutura convencional, formada por três partes essenciais.

Introdução

Que apresenta o assunto e o posicionamento do autor. Ao se posicionar, o autor formula uma tese ou a ideia principal do texto.
Teatro e escola, em princípio, parecem ser espaços distintos, que desenvolvem atividades complementares diferentes. Em contraposição ao ambiente normalmente fechado da sala de aula e aos seus assuntos pretensamente "sérios" , o teatro se configura como um espaço de lazer e diversão. Entretanto, se examinarmos as origens do teatro, ainda na Grécia antiga, veremos que teatro e escola sempre caminharam juntos, mais do que se imagina.(tese)

Desenvolvimento

Formado pelos parágrafos que fundamentam a tese. Normalmente, em cada parágrafo, é apresentado e desenvolvido um argumento. Cada um deles pode estabelecer relações de causa e efeito ou comparações entre situações, épocas e lugares diferentes, pode também se apoiar em depoimentos ou citações de pessoas especializadas no assunto abordado, em dados estatísticos, pesquisas, alusões históricas.
O teatro grego apresentava uma função eminentemente pedagógica. Com sua tragédias, Sófocles e Eurípides não visavam apenas à diversão da plateia mas também, e sobretudo, pôr em discussão certos temas que dividiam a opinião pública naquele momento de transformação da sociedade grega. Poderia um filho desposar a própria mãe, depois de ter assassinado o pai de forma involuntária (tema de Édipo Rei)? Poderia uma mãe assassinar os filhos e depois matar-se por causa de um relacionamento amoroso (tema de Medeia e ainda atual, como comprova o caso da cruel mãe americana que, há alguns anos, jogou os filhos no lago para poder namorar livremente)?
Naquela sociedade, que vivia a transição dos valores místicos, baseados na tradição religiosa, para os valores da polis, isto é, aqueles resultantes da formação do Estado e suas leis, o teatro cumpria um papel político e pedagógico, à medida que punha em xeque e em choque essas duas ordens de valores e apontava novos caminhos para a civilização grega. "Ir ao teatro", para os gregos, não era apenas uma diversão, mas uma forma de refletir sobre o destino da própria comunidade em que se vivia, bem como sobre valores coletivos e individuais.
Deixando de lado as diferenças obviamente existentes em torno dos gêneros teatrais (tragédia, comédia, drama), em que o teatro grego, quanto a suas intenções, diferia do teatro moderno? Para Bertold Brecht, por exemplo, um dos mais significativos dramaturgos modernos, a função do teatro era, antes de tudo, divertir. Apesar disso, suas peças tiveram um papel essencial pedagógico voltadas para a conscientização de trabalhadores e para a resistência política na Alemanha nazista dos anos 30 do século XX.
O teatro, ao representar situações de nossa própria vida - sejam elas engraçadas, trágicas, políticas, sentimentais, etc. - põe o homem a nu, diante de si mesmo e de seu destino. Talvez na instantaneidade e na fugacidade do teatro resida todo o encanto e sua magia: a cada representação, a vida humana é recontada e exaltada. O teatro ensina, o teatro é escola. É uma forma de vida de ficção que ilumina com seus holofotes a vida real, muito além dos palcos e dos camarins.

Conclusão

Que geralmente retoma a tese, sintetizando as ideias gerais do texto ou propondo soluções para o problema discutido. Mais raramente, a conclusão pode vir na forma de interrogação ou representada por um elemento-surpresa. No caso da interrogação, ela é meramente retórica e deve já ter sido respondida pelo texto. O elemento surpresa consiste quase sempre em uma citação científica, filosófica ou literária, em uma formulação irônica ou em uma ideia reveladora que surpreenda o leitor e, ao mesmo tempo, dê novos significados ao texto.
Que o teatro seja uma forma alternativa de ensino e aprendizagem, é inegável. A escola sempre teve muito a aprender com o teatro, assim como este, de certa forma, e em linguagem própria, complementa o trabalho de gerações de educadores, preocupados com a formação plena do ser humano. (conclusão)
Quisera as aulas também pudessem ter o encanto do teatro: a riqueza dos cenários, o cuidado com os figurinos, o envolvimento da música, o brilho da iluminação, a perfeição do texto e a vibração do público. Vamos ao teatro! (elemento-supresa)
(Teatro e escola: o papel do educador: Ciley Cleto, professora de Português).
Atenção: a linguagem do texto dissertativo-argumentativo costuma ser impessoal, objetiva e denotativa. Mais raramente, entretanto, há a combinação da objetividade com recursos poéticos, como metáforas e alegorias. Predominam formas verbais no presente do indicativo e emprega-se o padrão culto e formal da língua.

O Parágrafo

Além da estrutura global do texto dissertativo-argumentativo, é importante conhecer a estrutura de uma de suas unidades básicas: o parágrafo.
Parágrafo é uma unidade de texto organizada em torno de uma ideia-núcleo, que é desenvolvida por ideias secundárias. O parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos devem estar todos relacionados com a tese ou ideia principal do texto, geralmente apresentada na introdução.
Embora existam diferentes formas de organização de parágrafos, os textos dissertativo-argumentativos e alguns gêneros jornalísticos apresentam uma estrutura-padrão. Essa estrutura consiste em três partes: a ideia-núcleo, as ideias secundárias (que desenvolvem a ideia-núcleo), a conclusão. Em parágrafos curtos, é raro haver conclusão.
A seguir, apresentarei um espelho de correção de redação. A faixa de valores dos itens analisados sofre alteração a cada concurso, os aspectos macroestruturais e microestruturais são variáveis na maneira como são expostos. No entanto, os espelhos não fogem ao padrão pré-determinado.
ESPELHO DA AVALIAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA - MODELO CESPE/UnB
Aspectos macroestruturaisnota obtidafaixa de valores
APRESENTAÇÃO TEXTUAL
Legibilidade(0,00 a 2,00)
Respeito às margens e indicação de parágrafos(0,00 a 2,00)
ESTRUTURA TEXTUAL (dissertativa)
Introdução adequada ao tema/posicionamento(0,00 a 4,00)
Desenvolvimento(0,00 a 4,00)
Fechamento do texto de forma coerente (0,00 a 4,00)
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos(0,00 a 4,00)
Objetividade de argumentação frente ao tema/posicionamento(0,00 a 4,00)
Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à sequência lógica do pensamento(0,00 a 4,0
Tipo de erro
Pontuação
Construção do período
Emprego de conectores
Concordância nominal
Concordância verbal
Regência nominal
Regência verbal
Grafia/acentuação
Repetição/omissão vocabular
OutrosNota no conteúdo (NC) » NC = 5 : 28 x (soma das notas dos quesitos)
Número de linhas efetivamente ocupadas (TL)
Número de erros (NE)
NOTA DA PROVA DISCURSIVA (NPD): NPD=NC - 3 x NE : TL
A seguir, apresentarei a estrutura textual dissertativa, a partir dos dados do espelho de correção da prova discursiva, seguindo a orientação do professor Fernando Moura (Nas Linhas e Entrelinhas).
ESTRUTURA TEXTUAL DISSERTATIVA

1. Bases ConceituaisPARTE I - O conteúdo da redação

a) Apresentação Textual

Legibilidade e erro: escreva sempre com letra legível. Prefira a letra cursiva. A letra de imprensa poderá ser usada desde que se distinga bem as iniciais maiúsculas e minúsculas. No caso de erro, risque com um traço simples, o trecho ou o sinal gráfico e escreva o respectivo substituto.
Atenção: não use parênteses para esse fim.
- Respeito às margens e indicação dos parágrafos;
Para dar início aos parágrafos, o espaço de mais ou menos dois centímetros é suficiente. Observe as margens esquerda e direita na folha para o texto definitivo. Não crie outras. Não deixe "buracos" no texto. Na translineação, obedeça às regras de divisão silábica.
- Limite máximo de linhas;Além de escrever seu texto em local devido (folha definitiva), respeite o limite máximo de linhas destinadas a cada parte da prova, conforme orientação da banca. As linhas que ultrapassarem o limite máximo serão desconsideradas ou qualquer texto que ultrapassar a extensão máxima será totalmente desconsiderado.
-Eliminação do candidato;
Seu texto poderá ser desconsiderado nas seguintes situações:
- ultrapassagem do limite máximo de linhas.- ausência de texto: quando o candidato não faz seu texto na FOLHA PARA O TEXTO DEFINITIVO.
- fuga total ao tema: analise cuidadosamente a proposta apresentada. Estruture seu texto em conformidade com as orientações explicitadas no caderno da prova discursiva.
- registros indevidos: anotações do tipo "fim" , "the end", "O senhor é meu pastor, nada me faltará" ou recados ao examinador, rubricas e desenhos.

b) Estrutura Textual Dissertativa

Não dê título ao texto, começa na linha 1 da folha definitiva o seu parágrafo de introdução.
Estrutura clássica do texto dissertativo
b.1) Introdução adequada ao tema / posicionamento
Apresenta a ideia que vai ser discutida, a tese a ser defendida. Cabe à introdução situar o leitor a respeito da postura ideológica de quem o redige acerca de determinado assunto. Deve conter a tese e as generalidades que serão aprofundadas ao longo do desenvolvimento do texto. O importante é que a sua introdução seja completa e esteja em consonância com os critérios de paragrafação. Não misture ideias.
b.2) Desenvolvimento
Apresenta cada um dos argumentos ordenadamente, analisando detidamente as ideias e exemplificando de maneira rica e suficiente o pensamento. Nele, organizamos o pensamento em favor da tese. Cada parágrafo (e o texto) pode ser organizado de diferentes maneiras:
- Estabelecimento das relações de causa e efeito: motivos, razões, fundamentos, alicerces, os porquês/ consequências, efeitos, repercussões, reflexos;
- Estabelecimento de comparações e contrastes: diferenças e semelhanças entre elementos - de um lado, de outro lado,em contraste, ao contrário;
- Enumerações e exemplificações: indicação de fatores, funções ou elementos que esclarecem ou reforçam uma afirmação.
b.3) Fechamento do texto de forma coerente
Retoma ou reafirma todas as ideias apresentadas e discutidas no desenvolvimento, tomando uma posição acerca do problema, da tese. É também um momento de expansão, desde que se mantenha uma conexão lógica entre as ideias.

c) Desenvolvimento do Tema

c.1) Estabelecimento de conexões lógicas entre os argumentos.
Apresentação dos argumentos de forma ordenada, com análise detida das ideias e exemplificação de maneira rica e suficiente do pensamento. Para garantir as devidas conexões entre períodos, parágrafos e argumentos, empregar os elementos responsáveis pela coerência e unicidade, tais como operadores de sequenciação, conectores, pronomes. Procurar garantir a unidade temática.
c.2) Objetividade de argumentação frente ao tema / posicionamento
O texto precisa ser articulado com base nas informações essenciais que desenvolverão o tema proposto. Dispensar as ideias excessivas e periféricas. Planejar previamente a redação definindo antecipadamente o que deve ser feito. Recorrer ao banco de ideias é um passo importante. Listar as ideias que lhe vier à cabeça sobre o tema.. Estabelecer a tese que será defendida. Selecionar cuidadosamente entre as ideias listadas, aquelas que delimitarão o tema e defenderão o seu posicionamento.
c.3) Estabelecimento de uma progressividade textual em relação à sequência lógica do pensamento.
O texto deve apresentar coerência sequencial satisfatória. Quando se proceder à seleção dos argumentos no banco de ideias, deve-se classificá-los segundo a força para convencer o leitor, partindo dos menos fortes parta os mais fortes.
Caríssimos, é possível (e bem mais tranquilo) desenvolver um texto dissertativo a partir da elaboração de esquemas. Por mais simples que lhes pareça, a redação elaborada a partir de esquema permite-lhes desenvolver o texto com sequência lógica, de acordo com os critérios exigidos no comando da questão (número de linhas, por exemplo), atendendo aos aspectos mencionados no espelho de avaliação. A professora Branca Granatic oferece-nos a seguinte sugestão de esquema:
SUGESTÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO COM BASE EM ESQUEMASESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO
1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3
2° parágrafo :desenvolvimento do argumento 1
3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2
4° parágrafo: desenvolvimento do argumento 3
5° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final.
EXEMPLO:
TEMA: Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
POR QUÊ?
*arg. 1: Existem populações imersas em completa miséria.
*arg. 2: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.*arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

Texto definitivo

Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa miséria, a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis - estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos - encontramos legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
Além disso, nesta últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.
Se vocês seguirem a orientação dada pelo esquema, desde o 1º parágrafo, verão que não há como se perder na redação, nem fazer a introdução maior que o desenvolvimento, já que a introdução apresenta, de forma embrionária, o que será desenvolvido no corpo do texto. E lembre-se de que a conclusão sempre retoma a ideia apresentada na introdução, reafirmando-a, apresentando propostas, soluções para o caso apresentado. Com essa noção clara, de estrutura de texto, também é possível melhorar o seu desempenho nas provas de compreensão e interpretação de textos.

FONTE: http://www.algosobre.com.br/redacao/texto-dissertativo-argumentativo.html